segunda-feira, 21 de julho de 2014

Levantamento das Competências na Docência (LCD)

O instrumental abaixo foi desenvolvido entre os dias 17 e 18 de julho de 2014. Ele serve apenas como uma ferramenta de diagnóstico simples e sensibilização sobre as competências básicas que um professor deve desenvolver e cultivar no exercício da docência. Razão pela qual utilizamos a Escala de Likert seguindo o padrão de resposta "PRIORIDADE".




Levantamento das Competências na Docência (LCD)*

Sabendo que o(a) professor(a) não pode ensinar conhecimentos que não domina e desenvolver competências e habilidades que não possui, nosso objetivo é fazer um levantamento breve dessas competências e habilidades que os(as) professores(as) consideram PRIORITÁRIAS para o exercício da profissão docente em sua disciplina. Lembre-se de que algo prioritário significa tão somente eleger, dentre muitas possibilidades, aquelas coisas que você considera mais importantes em um determinado momento. Portanto, indicar a prioridade em algumas competências e habilidades, de forma alguma significa a negação de outras competências e habilidades, uma vez que o levantamento tem caráter geral e não se trata de um diagnóstico absoluto e empírico sobre as virtudes ou deficiências do(a) professor(a).

Leia cada uma das assertivas e assinale a opção que indica a competência/habilidade que você considera PRIORITÁRIA NESSE MOMENTO para o bom desenvolvimento docente em sua disciplina.

Nenhuma Prioridade
Pouca Prioridade
Indiferente
Prioridade
Muita Prioridade
1
2
3
4
5

ASSERTIVAS
1
2
3
4
5
1.       Prevenir e gerenciar a disciplina dos alunos em sala de aula.





2.       Motivar os alunos a participarem das aulas.





3.       Avaliar a aprendizagem de forma eficaz.





4.       Ensinar a partir da realidade e das representações dos alunos.





5.       Saber mostrar o quanto a realidade é heterogênea.





6.       Saber lidar e sensibilizar contra o preconceito.





7.       Valorizar e incentivar hábitos de auto cuidado, auto estima e de respeito ao próximo.





8.       Valorizar a diversidade na igualdade.





9.       Desenvolver projetos culturais e interdisciplinares com os colegas.





10.   Considerar as opiniões e as contribuições dos alunos ao propor atividades de ensino.





11.   Ofertar atividades alternativas de formação aos alunos.





12.   Promover atividades culturais e temas transversais.





13.   Identificar, pesquisar e discriminar recursos teóricos referentes à sua disciplina.





14.   Estudar e aplicar novos conhecimentos de sua disciplina.





15.   Buscar novas informações e estudos relacionados aos conteúdos de sua disciplina.





16.   Contextualizar a sua disciplina em diferentes situações-problema.





17.   Julgar, produzir e utilizar materiais e recursos para fins didáticos.





18.   Elaborar e saber utilizar a avaliação como ferramenta de aprendizagem.





19.   Incentivar e desenvolver projetos educacionais com os alunos.





20.   Buscar e gerenciar a própria formação contínua.





21.   Pesquisar e utilizar materiais de apoio inovadores.





22.   Saber manipular e atribuir fins pedagógicos a artefatos tecnológicos.





23.   Utilizar brinquedos, jogos e outros objetos educacionais.





24.   Conhecer, saber utilizar e atribuir valor educativo para a internet e para as redes sociais.





25.   Gerenciar conflitos e saber prevenir a violência.





26.   Mobilizar grupos e elaborar projetos em equipe.





27.   Negociar com alunos diversos tipos de acordos e contratos em equipe.





28.   Desenvolver a capacidade de colaboração entre os alunos e o trabalho em grupo.






Para obter a média de cada competência, some e obtenha o total para cada 4 assertivas. Veja o exemplo abaixo:

Assertiva 1 = valor 2
Assertiva 2 = valor 4
Assertiva 3 = valor 5
Assertiva 4 = valor 5
      Total    =        16




Assertivas 1-4 = __________

Assertivas 5-8 = ___________

Assertivas 9-12 = __________

 Assertivas 13-16 = __________

Assertivas 17-20 = __________

Assertivas 21-24 = __________

Assertivas 25-28 = __________




O Levantamento das Competências na Docência (LCD) é baseado nos artigos 12 e 13 da LDB (Lei nº 9.394/96), mas, principalmente, na Resolução CNE/CP 01/2002, que institui as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Nestes documentos observamos pelo menos 7 competências inerentes à formação para a atividade docente.

  1. o ensino visando à aprendizagem do aluno;
  2. o acolhimento e o trato da diversidade;
  3. o exercício de atividades de enriquecimento cultural;
  4. o aprimoramento em práticas investigativas;
  5. a elaboração e a execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares;
  6. o uso de tecnologias da informação e da comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores;
  7. o desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Lei 9394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L9394.htm
BRASIL. MEC/CNE. Parecer 009/2002 e Resolução CNE/CP 01/2002, que institui as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, em cursos de nível superior. Brasília, 2002.
BRASIL/CNE. Resolução CNE/CP no. 1. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, 2006.
DIAS, Rosanne E.; LOPES, Alice C. Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo. In: Educação & sociedade. Campinas. vol. 24, n° 85, p. 1155-1177, 2003.
*Instrumental elaborado por Rogério Carvalho – Doutorando em Educação (USP); Professor da Faculdade Metodista Livre e Assessor Pedagógico da Editora Brasil Cultural (uso permitido desde que citada a fonte – 07/2014).